O Ano Santo começou. A cada 25 anos, a Igreja Católica propõe a celebração do ANO JUBILAR, ou ANO SANTO, como um tempo especial em que INDULGÊNCIAS são concedidas abundantemente no mundo inteiro.
O Ano Jubilar teve início dia 24/12/2024, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano e seu término será em 06/01/2026.
Papa Francisco escolheu o tema PEREGRINOS DE ESPERANÇA para este jubileu, refletindo que "Ancorados em Cristo, a rocha da nossa salvação, iluminados por Sua Palavra e revigorados por Sua graça, cruzamos o limiar deste templo sagrado, entramos no tempo da misericórdia e do perdão, para que a cada homem seja revelado o caminho da esperança, que não decepciona”.
INDULGÊNCIA é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas condições, alcança por meio da Igreja. A indulgência pode ser parcial ou plenária.
A Indulgência Plenária por si só perdoa toda a pena temporária dos pecados já perdoados no que diz respeito à culpa. Qualquer pessoa batizada pode obter indulgências, desde que não esteja em pecado mortal.
Mas como receber a INDULGÊNCIA PLENÁRIA, esse tão grande benefício espiritual?
Na DIOCESE DE OSASCO, a Igreja Jubilar é a Catedral Santo Antônio. Ao visitá-la, é preciso:
Aproveite esse tempo de graça, misericórdia e de esperança! Reúna seus familiares, amigos, pastorais, comunidades e faça quantas peregrinações desejar.